
Artigos Publicados
A beleza das texturas
Para dar uma variada nas paredes lisas de um ambiente, tenho como sugestão o uso de texturas. Elas estão se tornando bastante presente nas obras; são utilizadas com o objetivo estético para dar uma quebrada na monotonia de ambientes com paredes muito lisas.
O uso de texturas em paredes já é utilizado pelos europeus há muito tempo. No Brasil, essa tendência chegou nos anos 90. Mais do que um recurso estético, na Europa, a texturização entra como forma de proteção contra umidade. Uma parede com textura resiste mais à umidade do que a que tem pintura comum, porque ganha em espessura e aderência às superfícies. Neste sentido, a textura também ajuda a minimizar os problemas térmicos e acústicos.
A grande vantagem das texturas é que podem ser aplicadas diretamente sobre os tijolos, ou após o reboco, evitando o emprego de massa fina e corrida. Ela também pode servir para corrigir falhas ou irregularidades nas paredes que estiverem muito irregulares.
A textura é um acabamento similar à tinta, porém mais espessa e com mais viscosidade. No mercado são comercializadas as texturas brancas ou sem cor, que precisam receber uma camada de pintura. Há também as pré-colorida que já vem com a cor desejada.
A primeira é fácil de ser aplicada e, após a secagem, pede duas ou três demãos de tinta acrílica. É mais barata, contudo é necessário somar o preço da pintura, o que pode tornar a escolha menos vantajosa. Já a colorida exige maior cuidado na aplicação para que tenha emendas perfeitas.
Ambas necessitam de uma demão de fundo selador que tem a função de preencher as superfícies muito porosas, já que penetra e se expande, proporcionando uniformidade. É indicado para blocos de concreto e fibrocimento, reboco novo, concreto aparente, draywall. Sua vantagem é que, além de melhorar o acabamento, faz com que os produtos aplicados rendam mais.
Esta aplicação pode ser feita por você mesmo. Sim, é possível aplicá-la sem precisar da mão de obra de um profissional (uma boa dica para quem deseja economizar). Obviamente que isso será mais prazeroso se você tiver tempo, habilidade, paciência e criatividade.
Há diversas formas e modelos de texturas que não requerem muita prática. Você precisará de materiais adequados, como espátulas, rolos e pinceis para dar o efeito escolhido. Todos esses materiais são encontrados em lojas de materiais de construção, tintas ou lojas do ramo. Mãos à obra... Depois de tudo acabado, você terá a satisfação de dizer: “Foi feita por mim.”


