
Artigos Publicados

Impermeabilização em áreas abertas
Em outra ocasião já falei da importância de correção das áreas com infiltração, porém, o perÃodo atual, de estiagem, é ideal para impermeabilização das áreas abertas. Época de poucas chuvas é propicia para manutenção, que previne contra vazamentos e infiltrações. A correta Impermeabilização é fundamental para que problemas estruturais não danifiquem a obra. Sua falta ou má aplicação podem acarretar grandes prejuÃzos ao seu imóvel, exigindo realização de obras corretivas, geralmente mais onerosas.
Devido ao clima mais seco, a época de estiagem é mais indicada para aplicação de produtos impermeabilizantes em áreas abertas como lajes expostas ao tempo, que são altamente suscetÃveis a problemas de infiltração e necessitam de uma inspeção frequente. A vistoria deve ocorrer a cada dois anos, e serve para checar a necessidade de reparos que irão minimizar os riscos de problemas futuros.
A água infiltrada nas superfÃcies e nas estruturas afeta o concreto, sua armadura e as alvenarias, diminuindo a vida útil do imóvel. No caso de uma estrutura em concreto armado, a primeira previdência é verificar se a base na qual será aplicada a Impermeabilização esta Ãntegra, sem danos. Se houver ferragens expostas, primeiramente devem ser tratadas com um anticorrosivo e depois recobertas com argamassa estrutural.
Dentre os muitos problemas registrados pela falta, ou errônea impermeabilização estão gotejamentos na garagem, jardineiras, coberturas com infiltrações constantes e paredes estufadas, descascando, ou manchadas, além de forte cheiro de mofo.
Nenhuma infiltração tem inÃcio de um dia para o outro e, em geral, os danos surgem aos poucos e vão deteriorando gradativamente o patrimônio. Toda construção está sujeita a infiltrações, já que elas podem ocorrer na construção devido à movimentação natural da estrutura e por vazamentos e problemas no sistema hidráulico. Além de proteger o patrimônio, a Impermeabilização também previne contra os males causados pela umidade, já que um ambiente úmido fica insalubre por causa da proliferação fungos.

